Latest Posts:

Biótopo Blackwater | Barbatanas Blog

Olá a todos!

Hoje vamos abordar um tema ligeiramente diferente. Vamos fazer uma pequena introdução a um tipo de aquários - os aquários Biótopo! Mais concretamente os géneros de Blackwater.

Aquários Biótopo
Os aquários biótopo são extremamente interessantes e um tanto ou quanto desafiantes. O objectivo num aquário destes é representar um determinado ecossistema. É como se pegassem num pedaço da natureza, tal como como estaria, e colocassem num aquário.

Recentemente, com o BOOM nos Ciclídeos Africanos, e em especial do Lago Malawi, as pessoas, inconscientemente já estão a criar um biótopo, ou seja, são escolhidos animais (neste caso apenas peixes) de uma região do Lago - regra geral, a zona rochosa. Mas muitos mais são possíveis de recriar.

Os aquários do tipo Blackwater são exatamente isso, aquários em que a água apresenta um tom cor de chá, regra geral, pela libertação de taninos na decoração escolhida, quer sejam troncos, substrato ou folhas (geralmente de Terminalia catappa).

Biótopo Blackwater
Diversos habitats apresentam este tipo de água e, como tal, as opções são muitas! Algo que se deve ter, no entanto, em consideração é a química da água.
Uma vez que nestes aquários, o efeito Blackwater é obtido com a utilização de matéria vegetal, a água torna-se bastante macia e ácida, ou seja, o kH e o pH do aquário irão, com facilidade, estar baixos, baixo o suficiente para o kH = 0 e pH = 4.5 a 6. Assim sendo, convém ter este aspecto em consideração.

Plantas
A utilização de plantas num aquário estilo Blackwater é por vezes deixada de parte por completo, uma vez que a penetração da luz na água é fortemente bloqueada pela cor desta. No entanto, algumas plantas poderão prosperar neste tipo de ecossistemas. 

Eis uma selecção de plantas que prosperam em habitats de luminosidade reduzida:

-Anubias
-Musgos (especialmente Musgo de Java)
-Cryptocoryne
-Echinodorus (Apenas algumas espécies, por exemplo Echinodorus osiris)

Para uma lista mais exaustiva, poderão visitar este tópico!

Poderão ainda utilizar algumas plantas flutuantes ou de superfície para recriar um ambiente ainda mais escuro.

Peixes
Uma enorme variedade de peixes adoram este tipo de águas, em especial, peixes do Amazonas, tais como Ciclídeos anões e Tetras, para além destes grupos, killyfishes também são grandes adeptos de Balcwaters.

Na generalidade, qualquer peixes que goste de águas macias e ácidas, irá com certeza amar o vosso aquário Blackwater!

Para alguns peixes, este tipo de condições é absolutamente fundamental para a sua manutenção, para outros, é completamente irrelevante, e para outros ainda, é necessário para a sua reprodução!



Exemplo de Set Up

Material:

Aquário - 60 x 40 x 30 = 72L

Iluminação - 2 Candeeiros tipo clip com duas Lâmpadas LED E27 (compradas em qualquer supermercado) de 11W cada 

Filtração - HOB 400L/h

Aquecimento - 70W

Decoração:

8 Folhas de amendoeira da Índia (partidas e inteiras) grandes;
2 Vasos de barro pequenos (7-10 cm de diâmetro)
2 Troncos pequenos
8Kg de Areão de Rio

Plantas

6-8 Cryptocoryne wendtii "brown"

Peixes

Opção 1

15 Tetra Cardinal (Hyphessobrycon axelrodi
4-6 Corydoras Bronze (Corydoras aeneus)

Opção 2

1 Casal de Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi)
10 Peixes Lápis Anão (Nannostomus marginatus)

Opção 3

10 Ember Tetra (Hyphessobrycon amandae)
4 Corydoras panda 
4 Otocinclus affinis

De notar que são apenas preferências minhas e que são apenas exemplos. Com estes peixes conseguem manter um aquário estável com um número relativamente baixo de peixes e uma carga orgânica bastante reduzida.

Espero que vos tenha conseguido cativar a pesquisar mais sobre este tipo de ambientes. Com um pouco de paciência, talento e trabalho, pode-se criar algo realmente digno de uma obra de arte!

Fiquem bem e... Até à próxima!

Share on Google Plus

About João Figueiras

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending