Latest Posts:

Pinhas de Amieiro e Sweetgum | Barbatanas Blog

Olá a todos!

Com o actual crescimento da aquariofilia na secção do marisco (leia-se Camarões de água Doce Ornamentais!), é natural os aficionados menos hardcore do hobby começarem a levar com uma enchente de informação de todos os lados sobre os mais diversos assuntos. O mais famoso: utilização de produtos naturais para o bem-estar dos camarões.

Ora, quem diz camarões, diz peixes, no geral, no entanto este assunto parece estar mais explorado na parte Crustacea do hobby.

Mas antes de me começar a aprofundar nas características das Pinhas de Amieiro e de Sweetgum, deixem-me dizer-vos que não são os únicos produtos naturais com benefícios para a aquariofilia, aliás, existem muitas mais substâncias que podemos usar para obter os mesmos resultados, um muito famoso é a folha da Amendoeira da Índia (Terminalia catappa), amplamente utilizada para a criação de Bettas e de Killifishes.

Exemplar de killifish: Nothobranchius rachovii

Ora, vamos ao que interessa!

Propriedades das Pinhas de Amieiro e de Sweetgum:
-Baixam o pH;
-Refúgio natural para crias;
-Libertação de taninos, causando efeito Black Water;
-Alimento para determinadas espécies de peixes e camarões;
-Propriedades anti-fúngicas;
-Previne Infecções.
Pinhas de Amieiro

Pois, como podem ver, são só coisinhas boas! Mas isto não é só arranjar umas quantas e atirar para dentro do aquário! Se apanharem da Natureza, convém terem em atenção aos seguintes pontos:

-Colectar de um local de baixa poluição;
-Não sobrecoletar (vamos todos ser um pouquinho mais green);
-Deixar secar;
-Lavar bem com água corrente;
-Ferver durante uns minutos.

Sweetgum
Tal como referi no início do artigo, muitas outras substâncias são utilizadas na aquariofilia, deixo-vos uma discussão num Fórum da Associação Portuguesa de Killifilia (APK), com mais alguns exemplos e respectivos testemunhos.

Se utilizam algum destes produtos naturais, estão a gostar? Qual o vosso feedback neste assunto?

Fiquem bem e... Até à próxima!

Share on Google Plus

About João Figueiras

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário