Latest Posts:

Paracanthurus hepatus | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Acanthuridae
Género: Paracanthurus
Espécie: Paracanthurus hepatus

Magnífico peixe tropical! O cirurgião-patela, habita os recifes tropicais do Indo-Pacífico e é um famoso peixe na aquariofilia de água salgada, quer pelo seus hábitos alimentares herbívoros que tanto ajudam o aquariófilo, quer pelas suas cores ou comportamentos interessantes, uma vez que este peixe  nada aos arranques, dando-lhe uma certa graça.



Podendo atingir uns fantásticos 30cm, se o quiser manter em aquário, certifique-se de que possui um com bastante espaço para este peixe nadar livremente, e obviamente, com algas que lhes permitam alimentar-se entre refeições.
No habitat natural é possível encontrar juvenis e subadultos em grupos, junto a corais Pocillopora eydouxi, onde se escondem nos seus ramos quando se sentem ameaçados.
Quando já adultos, é possível encontrarem-se até 40m, alimentando-se de diversos organismos e complementando a sua dieta com algas.
Em aquários são bastante agressivos para com peixes do mesmo género, se este não tem muito espaço, no entanto, nos recifes também apresentam uma certa agressividade em relação às fêmeas na altura de reprodução, época em que são libertados para a água os ovos que ficam a amadurecer sem cuidados parentais.

Uma característica bastante peculiar e que é comum à família dos Acanturídeos, é a lâmina, situada na base da barbatana caudal, de ambos os lados, e que é utilizada para defesa, por isso é necessário cuidado no manuseamento destes exemplares. 

Infelizmente, alguns deste peixes chegam aos cuidados do aquariófilo debilitados devido ao uso de cianeto para a sua captura, e é por isso que nos temos de informar antes  da sua compra e evitar este método.

Boa aquariófilia e... Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending